quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Introdução do curso





A escola, como agência formadora, necessita oferecer aos educandos o acesso ao conhecimento produzido pela sociedade. Para isso, deve pensar o processo educacional inserido no contexto social e tecnológico, oportunizando ao estudante a abertura de caminhos para a ação política, no sentido de desencadear um processo de inclusão social e digital.
Nessa perspectiva e no anseio de contribuir para um fazer pedagógico diferenciado, o NTE se propõe a capacitar educadores da Rede Pública Estadual para a utilização dos conteúdos e softwares presentes na distribuição Linux Educacional, bem como dos recursos tecnológicos disponíveis na Internet, com um enfoque pedagógico, e acessíveis na Escola.
O avanço constante dos recursos disponíveis provoca uma incessante necessidade de atualização por parte dos educadores, a formação continuada realizada pelo NTE Joinville visa colaborar no sentido de minimizar essa defasagem. Essa ação tem por finalidade propiciar ao educador oportunidade de acompanhar a evolução das tecnologias, promover reflexões sobre sua forma de utilização, inserir novos recursos tecnológicos, bem como a Internet na Educação e orientar no planejamento de atividades adequadas com o uso das mídias disponíveis na escola.
Para desenvolver as atividades pedagógicas propostas nessa formação continuada, o educador tem que ter claro que a tecnologia é uma “linguagem” a ser utilizada constantemente para que se torne uma prática rotineira e não um momento especial na escola.
Esperamos com esse processo de formação continuada, provocar a redefinição das mediações que interferem nos processos de ensinar e aprender, no âmbito filosófico sócio-histórico da Proposta Curricular de Santa Catarina.
O NTE, em concordância com a SED-SC e em parceria com a SEED/MEC propõe promover ações de capacitação continuada que contribuam para a inclusão digital da comunidade escolar dinamizando e qualificando os processos de ensino e de aprendizagem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
É importante para nossa Escola o seu comentário, com sua opinião. Então, use de boa educação ao escrever.
Agradecemos